Inspeção subaquáticas em túneis de adução, derivação, galerias de grande porte (20 quilômetros ou mais) por meio de ROV Sabertooth e Sonar 3D.
A inspeção de túneis adutores ou de derivação é sempre tarefa muito complicada. A drenagem de um túnel adutor pode causar consequências danosas mesmo se executada da melhor forma possível.
Durante a drenagem de um túnel, a falta da pressão hidrostática pode causar desplacamentos e colapsos em caso de rebaixamento do lençol freático e/ou de situações de presença de zonas instáveis ou de ruptura ao longo do trajeto do túnel.
Um eventual colapso de túnel adutor trás consequências extremamente prejudicais para a infraestrutura, um grande tempo de parada das operações (causando prejuízo de receita e multas) e um esboço enorme para recolocar o túnel em operação. Para maiores informações ver este caso da empresa AES Panamá.
Além do altíssimo risco de colapso, a drenagem de um túnel deve levar em conta também as seguintes condições:
- O tempo de parada das operações não é sempre compatível com as exigências lucrativas das empresas: em uma drenagem, a inspeção por equipe técnica e o reenchimento do túnel demoram pelo menos quinze dias, para um túnel de médio comprimento;
- A entrada de pessoas em espaços confinados deve levar em conta um alto risco de acidentes mortais.
Hoje nossa tecnologia nos permite inspecionar túneis de grande porte, como por exemplo, túneis adutores de 20 quilômetros de comprimento ou mais, sem a necessidades de drenar a obra hidráulica e com tempos de paradas compatíveis com as operações normais de manutenção: a inspeção por meio de ROV de um túnel de 10 quilômetros demora cerca de 10 horas.
A Hibbard Inshore Brasil executa inspeções em túneis de grande porte por meio do ROV Sabertooth, o qual integra a mais moderna instrumentação ultrassônica de monitoramento tais como sonar 3D e sonar de imagem.
Entre em contato para Inspeção ROV de túneis, barragens e outra estruturas
O ROV Sabertooth é capaz de levantar inúmeras seções transversais do túnel inspecionado com a finalidade de gerar um modelo 3D da obra hidráulica muito preciso.
Por meio da análise do modelo 3D é possível, entre outras tarefas:
- Mapear regiões de underbreak e overbreak;
- Verificar a vazão efetiva ao longo da operação da infraestrutura;
- Mapear e quantificar acumulações e assoreamentos;
- Quantificar o enchimento precoce de rock trap;
- etc.
Além do modelo 3D, conforme imagens e vídeos presentes nessa página, o ROV Sabertooth, por meio dos sonares de imagens, levanta todas as anomalias presentes ao longo de um túnel. As anomalias a serem levantadas são, entre outras: fissuras, desplacamentos, acumulações de detritos, etc.
Após a inspeção, é entregue um relatório que descreve o estado em que se encontra o túnel por meios dos dados levantados e das características observadas. Tal relatório incluí também cartilhas de trechos do túnel conforme imagem a seguir.
Além do relatório são entregues todos os dados levantados, inclusive de modelos 3D, um software de visualização, vídeos, análise e consulta da inspeção.
Para qualquer esclarecimento ou dúvida entre em contato conosco.